fbpx

Protect Paradise

A Reciclealto iniciou a coleta de embalagens de vidro em Alto Paraíso de Goiás em janeiro de 2020. Em setembro de 2021 iniciou a implantação do programa Protect Paradise, resultado de uma parceria com a empresa Green Mining e a marca Corona, da AMBEV. O programa, em Alto Paraíso de Goiás, se trata da implantação de uma coleta roteirizada e específica de embalagens de vidro. A primeira etapa foi planejada e executada para 80 pontos de coleta em locais privados e públicos, utilizando tonéis identificados, sendo 17 pontos em locais públicos, 15 pontos com totens em locais privados e os demais em locais privados. Coleta executada por uma courrier, com coletor intermitente, e a partir de março/2022, com carretinha. Material acondicionado, triado e quebrado no galpão da Reciclealto, parte sendo moída para transformar em areia e outra parte destinada para indústrias para reciclagem. Operação controlada por aplicativo desenvolvido pela Green Mining e pelo operacional da Reciclealto.

Impacto

A Reciclealto trabalha com gerenciamento de recicláveis desde 2011 e formalmente desde 2013, tem feito entregas reconhecidas e aumentado a produtividade gradativamente, assim como evoluindo sua organização interna e externa.

Em 2020 começamos a coletar embalagens de vidros e participar da lógica da logística reversa através da capitalização da nota fiscal de venda. Com a chegada do programa Protect Paradise a lógica da logística reversa foi ampliada através de um suporte maior de uma grande marca, a Corona, dando início a uma coleta específica, roteirizada e controlada, buscando assim refinar a operação e possibilitar a implementação de um método que atenda de forma eficiente a lógica da logística reversa no Brasil.

O impacto na operação está positivo e abriu uma nova lógica de trabalhar com gestão de materiais recicláveis, lógica que está ainda em fase de implementação e ajustes mas já mostra o caminho que a Reciclealto trabalhará com todos os demais materiais, com o tempo.