fbpx

Processando Orgânicos

A Reciclealto está propondo ao município de Alto Paraíso de Goiás, parceiros e financiadores, uma proposta de compostagem de resíduos orgânicos, de baixo custo, com implementação modular, com área já identificada e autorizada, uma solução para iniciar uma coleta de grandes geradores, com essa ação prática iniciar o tratamento dos resíduos orgânicos, um resíduo responsável por média de 50% do volume gerado no município, um enorme avanço no processo de gestão de resíduos de Alto Paraíso de Goiás.

Alto Paraíso de Goiás, assim como grande parte dos municípios Brasileiros, não tratam corretamente os resíduos sólidos orgânicos e, com isso, são gerados diversos problemas ambientais e de saúde pública. Estima-se que o potencial de geração de resíduos orgânicos está no entorno de 1.677 toneladas por ano.

O projeto surgiu de um problema bem concreto: o excesso de resíduos jogados nas ruas. As sacolas eram reviradas e rasgadas por animais, ocasionando a proliferação de ratos que ocasionou um surto de leptospirose no ano de 2008. Durante o surto, algumas crianças voltavam das creches com mordidas dos roedores e dois jovens chegaram a falecer.

A Reciclealto escolheu o trabalho do professor Paul Richard Momsen Miller, do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal de Santa Catarina, que há mais de 20 anos vem pesquisando e adaptando o método de compostagem termofílica em leiras estáticas com aeração passiva à realidade brasileira (que tem sido disseminado como Método UFSC), como base conceitual e metodológica para iniciar a coleta e compostagem dos resíduos orgânicos do município de Alto Paraíso de Goiás. O Método UFSC tem sido difundido principalmente pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), certamente já contribuiu para direcionar diversos trabalhos pelo Brasil como, por exemplo, “A Revolução dos Baldinhos”.

A “Revolução dos Baldinhos” é um projeto de gestão comunitária de resíduos orgânicos no bairro Monte Cristo, em Florianópolis/SC. Em 2008, o bairro possuía nove comunidades, caracterizadas por uma população em situação de pobreza, vulnerabilidade social e baixo índice de escolarização, com muitas famílias provenientes de áreas rurais. As vias de acesso das comunidades são muito estreitas, o que dificulta a coleta dos resíduos. Muitos são os casos de descarte irregular de resíduos em terrenos baldios e áreas públicas.

Este projeto está localizado ao lado do parque municipal Abílio Herculano Szervinsks – LEI_00633-2000, a proposta é integrar o projeto a implementação do referido parque, servindo de ambiente para desenvolvimento científico, entretenimento, produção de adubo para produção de mudas e restauração de área degradadas, incentivando a implementação do parque municipal.